Sempre pontual!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Recortes...

O TEXTO PREMIADO

A importância da UNOPAR em São Luiz Gonzaga
A Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, que atende o país todo através da modalidade de cursos à distância, há cinco anos conquistou em São Luiz Gonzaga um espaço de respeito, reconhecimento e importância histórica para este município.
Credenciada em 3 de julho de 1997 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), a universidade, com sede em Londrina – PR, foi recredenciada em 2006, para atuar com sistema EAD - Educação à Distância. Abrindo cerca de 35 mil vagas em EAD para as áreas de Administração, Ciências Contábeis, História, Letras, Pedagogia, Serviço Social, Normal Superior e cursos superiores de Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão Ambiental; Gestão em Recursos Humanos; Turismo; Marketing; e Processos Gerenciais), a UNOPAR Virtual se constitui hoje numa das maiores e mais tradicionais universidades de educação à distância do país. Com a implantação do Sistema de Ensino Presencial Conectado (SEPC), realiza em tempo real, via satélite, aulas presenciais que permitem a interatividade entre professores e alunos, e ainda conta com atividades não presenciais, realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Atuando em cerca de 400 municípios brasileiros, viabiliza a formação acadêmica para milhares de estudantes a cada ano.
São Luiz Gonzaga, um dos Polos da Universidade, coloca-se à disposição da comunidade como opção e espaço que visa proporcionar o desenvolvimento intelectual de seus munícipes através da construção do conhecimento nas diversas áreas tendo por meta, formar estudantes que queiram aproveitar e beneficiar-se com as vantagens dos diversos cursos à distância, oferecidos a cada semestre pela UNOPAR de acordo com a busca e o interesse. No ato do ingresso, o interessado passará pelo processo seletivo do vestibular, ocasião em que apresentará suas habilidades e competências através da prova de redação dissertativa / argumentativa.
No início, a procura pelo curso na modalidade virtual em nosso município era devido às facilidades oferecidas: baixo custo nas mensalidades, fácil acesso e frequência presencial, significativamente menor em relação às demais universidades, situação que permite a todos continuar em sua função profissional, sem alterações.
Atualmente, porém, após conhecer e confiar no funcionamento dos serviços da UNOPAR virtual, ocasionado pelas frequentes divulgações das atividades da Instituição na imprensa local e regional, os estudantes da região são atraídos por diversas razões em números cada vez maiores, para a escola polo de São Luiz Gonzaga: a simpatia e distinção com que são acolhidos pela direção, funcionários, tutores de sala e por cada pessoa envolvida no processo educativo; o ambiente físico de aspecto amplo e bastante agradável, em constantes ajustes e reformas para melhor adequar-se às necessidades dos alunos.
No entanto, além desses atrativos que são detalhes importantes, o fator principal, responsável por trazer novos candidatos são luizenses para matricular-se na CNEC / UNOPAR, local onde funciona o Polo de Apoio Presencial, deve-se ao diferencial que a caracteriza. Além da frequência semi-presencial que facilita a organização da vida do estudante, este faz seu estudo e aprendizado de forma praticamente autônoma. Nesse processo terá a seu dispor referências bibliográficas com um tutor eletrônico para orientações, e tutor de sala (no polo); tele aulas com profissionais formados na área de cada curso; biblioteca digital para consultas e o laboratório de informática onde poderá fazer pesquisas, podendo acessar as tele aulas e as web aulas novamente, em casa ou na escola polo, quantas vezes achar necessário.
As questões das avaliações do conhecimento adquirido são elaboradas dentro de uma organização estrutural de forma tal que, para respondê-las corretamente, o aluno necessita saber muito bem o conteúdo em estudo. Para isso, a escola se coloca à disposição e se empenha em resolver dúvidas e necessidades de acesso dos alunos. Nesse processo todo, o que realmente importa é que cada estudante se sinta sujeito de seu aprendizado e em conseqüência, protagonista da sua própria história.